A psicologia do trabalho estuda a pessoa no seu ambiente ocupacional, assim como estuda, também, as organizações nos seus mais diversos aspetos.
Ao longo da nossa vida, somos dependentes de uma série de organizações, como hospitais, escolas, lares, entre outras. São estas mesmas organizações que nos permitem auferir um rendimento para a nossa sobrevivência. O trabalho é, assim, uma parte extremamente importante da vida humana. Talvez por isso seja fácil imaginar que a eficácia e a eficiência das organizações apenas poderá ser atingida se houver uma compreensão profunda das pessoas que nela colaboram — sejam elas líderes, gestores ou colaboradores.
É nesse sentido que a psicologia pode dar um importante contributo. Com um âmbito de aplicação alargado, diverso e até estratégico, pode promover a melhoria contínua da organização, ajudando a atingir as suas metas e objetivos, ao mesmo tempo que zela pela qualidade de vida das pessoas que dela fazem parte. São, por isso, algumas das áreas de intervenção:
Recrutamento, Seleção e Desenvolvimento dos Recursos Humanos
O psicólogo é uma mais-valia não só em processos de recrutamento e seleção, como também na integração da pessoa na organização. Passando esta fase, a aposta deverá ir no sentido do desenvolvimento, mantendo expectativas alinhadas e definindo estratégias de crescimento do colaborador, com o desenvolvimento de programas de gestão do talento, e com uma adequada avaliação de desempenho.
Formação e Coaching
Tanto a formação como o coaching são importantes ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional. No que diz respeito à formação, o psicólogo pode colaborar no desenvolvimento e implementação de programas de ação de formação imprescindíveis para o desenvolvimento e e para a inovação das organizações. Por sua vez, o coaching consiste em promover o potencial de alguém, maximizando o seu desempenho, atuando muitas vezes em temas como liderança, gestão de conflitos, relacionamentos interpessoais, entre outros.
Promoção da satisfação no trabalho
Cabe ao psicólogo avaliar e melhorar o clima e a satisfação laboral, através da aplicação de inquéritos e de medidas, como o desenho e a revisão de sistemas de retribuição, incentivo e reconhecimento dos colaboradores (salários, prémios, entre outros). É também importante elaborar programas de motivação e aumentar o envolvimento dos Recursos Humanos na organização.
Criação de locais de trabalho saudáveis
Os psicólogos são os profissionais mais capacitados para poderem melhorar a qualidade de vida organizacional e dos trabalhadores, ao instituir medidas com vista à prevenção e intervenção nos Riscos Psicossociais, como o stress laboral. É necessário priorizar a saúde e o bem-estar físico e mental dos trabalhadores, sobretudo através da promoção da saúde ocupacional, com esforços no sentido de aumentar a conciliação entre a vida profissional e pessoal, garantir uma comunicação interna transparente, assim como o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, entre outras medidas.
Avaliação psicológica dos colaboradores
O psicólogo do trabalho pode efetuar avaliações psicológicas, com o intuito de encaminhamento posterior para os serviços de saúde mental, caso se constate uma incapacidade laboral, relacionada com perturbações mentais.
Gestão de Conflitos Laborais
Os conflitos laborais são uma realidade nas organizações. Sendo o psicólogo um especialista em comportamento humano, o seu contributo é uma mais-valia não só na mediação e negociação do conflito, como também em casos de assédio e violência laboral.
Outras áreas
São também áreas de atuação do psicólogo a Assessoria de Direção, a Gestão da Qualidade e a Investigação Comercial e de Marketing.
Resumindo, as competências e a diversidade de atuação da psicologia do trabalho são uma mais-valia, aliando a competitividade ao bom clima organizacional, enriquecendo assim qualquer organização, independentemente da sua dimensão.
* Psicóloga do trabalho.
Manuela Mesquita