No ritmo em que vivemos atualmente a plenitude da funcionalidade das nossas capacidades cognitivas são determinantes para o sucesso e bem-estar, tanto nos adultos como nas crianças e adolescentes.

O que é a Neuropsicologia? 

A Neuropsicologia é uma neurociência que estuda as relações entre o funcionamento cerebral e o comportamento. Tendo como foco o estudo das funções cognitivas, que são os processos mentais mais elaborados da espécie humana, como o pensamento, a linguagem, a memória, a atenção, a perceção, a motricidade e as funções executivas, ou seja, a capacidade de organizar, planear, a estratégia e a flexibilidade mental. Contudo, a Neuropsicologia também estuda as consequências do funcionamento cerebral sobre a regulação emocional, não só porque as perturbações sensoriais, psicomotoras ou cognitivas, provocam, frequentemente, alterações psicoafetivas como também as perturbações do sono e a ansiedade.

A Neuropsicologia Pediátrica tem por objetivo identificar precocemente alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental das crianças e adolescentes e tornou-se uma das especialidades essenciais nas consultas de saúde infantil.

Quando pode ser essencial a consulta de Neuropsicologia?

A consulta de Neuropsicologia surge, muitas vezes, quando alguma função cognitiva não corresponde às nossas exigências e necessidades, sejam pessoais, profissionais ou académicas.

A neuropsicologia destina-se aos casos em que, por exemplo, as dificuldades de memória ou de atenção e concentração começam a condicionar o dia-a-dia ou impendem que se atinjam diversos objetivos essenciais.

Nas crianças e adolescentes, uma consulta de neuropsicologia é fundamental para se identificarem as razões de determinadas dificuldades de aprendizagem, sejam elas relacionadas com a leitura e a escrita, com a memória ou com a atenção e concentração.

As alterações do comportamento, frequentemente, têm origem na dificuldade de autorregulação emocional e no anormal funcionamento cerebral.

Mas para uma adequada identificação destas problemáticas é necessária a utilização de provas neuropsicológicas e/ou escalas de avaliação do desenvolvimento de forma a acedermos ao perfil de desenvolvimento mental e ao funcionamento cognitivo do adulto bem como da criança e do adolescente.

A importância dos resultados de uma avaliação neuropsicológica incide, principalmente, na possibilidade de prevenção e identificação precoce de alterações do neurodesenvolvimento e do funcionamento cognitivo. Tendo como principal objetivo a intervenção neuropsicológica, onde deve ser delineado um plano individual de intervenção que combine as estratégias e os métodos de acordo com as necessidades de cada pessoa para ultrapassar ou minimizar as suas dificuldades.

Desta forma, a Neuropsicologia pode contribuir para a otimização do potencial cognitivo bem como para o restabelecimento de rotinas perdidas ou para a adaptação de novos métodos de aprendizagem.