No exercício das minhas funções como psicólogo, vejo-me muitas vezes como co experimentador e cocriador, em que compete ao sistema paciente-terapeuta, todo o processo terapêutico. Assim, o sistema terapêutico constitui-se num jogo de criatividade ativa. Recorro na maioria das intervenções à união da palavra e corpo, dramatização que se desenvolve num imaginário do “como se”. Procura-se que seja o paciente que alcance um encontro racional, emocional e/ou simbólico que conduza a uma reestruturação dos sistemas relacionais internos e externos, a uma mudança nas cenas manifestas e ocultas.
A relação terapêutica que é estabelecida pressupões uma posição de respeito, aceitação, compreensão e confiança.
Membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar/ European Family Therapy Association (EFTA).
Orientador de estágios profissionais de acesso à Ordem dos Psicólogos Portugueses e de estágios curriculares. Supervisor nas áreas de Psicologia Clínica e Psicologia da Educação.
Experiência profissional nas áreas da Educação, Ação Social, Sistema de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco e Emergência Psicológica.
Exerço funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa como Técnico Superior – Psicologia.
Realizo consultas em clínica privada junto de crianças, adolescentes, adultos e famílias/casais. Utilizo os modelos da Terapia Familiar e de Casal, Psicoterapia Breve Psicodramático-sistémico e modelo cognitivo-comportamental.
Licenciatura em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Educação.
Doutorando em Psicologia Clínica, área temática Psicologia da Família e Intervenção Familiar.
Especialização avançada (pós-graduação) nas áreas, do Sistema de Promoção e Proteção, em Psicologia Forense, em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia da Educação, em Psicoterapia, Educação Parental e em Pedagogia.