Margaret Atwood disse e passo a citar “Todos nos tornamos histórias no fim”. Quando penso nestas palavras, recordo-me que ao longo da nossa vida vamos escrevendo pequenos parágrafos compostos por aquilo que lemos, pelos pratos que nos desafiamos a provar, pelas culturas em que nos imergimos, as músicas que nos fazem dançar durante uma árdua tarefa de limpezas. A forma como olhamos pelo vidro do carro numa viagem longa e cansativa, passa a música perfeita e por uns segundos fazemos parte de uma cena cinematográfica. Todos esses parágrafos deixam-nos com capítulos e capítulos de memórias e momentos memoráveis que fazem de nós quem somos.
O meu nome é Mariana e estou aqui para acompanhar quem se atrever a abraçar esta nova jornada. A reavaliar a profundeza dos oceanos, o abismo de um precipício e o infinito do horizonte. Dar permissão para ser ouvido e saber que não há duas pessoas iguais. Cada intervenção será adaptada e centrada de forma única. Vamos escrever os próximos parágrafos?
– Estágio Curricular enquanto Psicóloga na Fundação Bissaya Barreto, Casa do Pai, Centro de Acolhimento Residencial para Crianças e Jovens em Situações de Perigo, encaminhadas pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo pelos Tribunais.
– Participação e aplicação, em contexto de Instituição de Acolhimento Temporário para Crianças e Jovens em Risco, do Projeto “CP4 Europe – Reforçar o Quadro e a Ação Nacionais da Participação da Criança na Europa” com a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens.
– Atualmente, a trabalhar como Psicóloga Júnior na Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência (CDT) no distrito de Leiria e de Coimbra, pertencente ao Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.
– Licenciatura em Psicologia na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
– Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
– Participação num Projeto de Investigação da Universidade de Coimbra com o propósito de desenvolver e validar uma escala de triangulação familiar para famílias portuguesas – Escala TRIFAM
– Formação em Intervenção Psicológica em Situações de Violência Doméstica, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
– Formação em Intervenção com Crianças e Jovens em Risco, pela Ordem dos Psicólogos Portugueses