Biografia

A minha formação inicial é em psicologia clínica e da saúde, tendo exercido sempre esta área de especialidade em contexto privado. Posteriormente, especializei-me em psicologia da educação e orientação, por estar a exercer funções enquanto psicóloga educacional.

Na minha prática clínica e da saúde, sempre tive especial interesse pelo desenvolvimento de crianças e adolescentes, o que me levou a desenvolver competências como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.

A minha prática como psicóloga educacional, pauta-se pela promoção do desenvolvimento integral dos alunos, apoiando-os no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar; pela promoção de atividades específicas de aconselhamento escolar e profissional; pelo desenvolvimento de programas de saúde e bem-estar; pela conceção e dinamização de ações de formação para agentes educativos; e pela investigação na área do aconselhamento vocacional e da psicologia da educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Percurso profissional

Psicóloga clínica e da saúde e psicoterapeuta: Apoio psicológico, psicoterapia e avaliação psicológica, em contexto privado.
Psicóloga educacional: apoio psicológico e psicopedagógico; intervenção vocacional do primeiro ciclo ao ensino superior; contratação de pessoal docente e não docente; construção e implementação de programas de saúde e bem estar; formação de pessoal docente e não docente; conceção, coordenação e implementação de programas de promoção das aprendizagens; parcerias com projetos de voluntariado; participação no programa Erasmus+; supervisão de estágios curriculares e profissionais; parcerias de investigação com instituições de ensino superior e FCT sobre autorregulação da aprendizagem e cyberbullying.
Formadora: concebi e/ou dinamizei diversas formações para Pessoal Docente, pessoal Não Docente e para Professores.

Percurso académicoe formativo

Licenciatura em Psicologia da Saúde;
Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescência;
Mestrado em Psicologia da Educação e Orientação
Doutoranda em Psicologia da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa;
Certificado de Competências Pedagógicas;
Formadora de Professores;
Certificado de Formadores Mentor (Tutorias Autorregulatórias) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e a DGE (Portugal);
Psicoterapeuta Comportamental, Cognitivo e Integrativa de Crianças e Jovens na APTCCI;
Curso de Formação Profissional de Formação Pedagógica Inicial de Formadores;
Curso de Formação de Mediadores Sociais para Intervenção em Contextos de Animação Noturna no âmbito da Prevenção Primária das Toxicodependências.

Percurso profissional

Psicóloga clínica e da saúde e psicoterapeuta: Apoio psicológico, psicoterapia e avaliação psicológica, em contexto privado.
Psicóloga educacional: apoio psicológico e psicopedagógico; intervenção vocacional do primeiro ciclo ao ensino superior; contratação de pessoal docente e não docente; construção e implementação de programas de saúde e bem estar; formação de pessoal docente e não docente; conceção, coordenação e implementação de programas de promoção das aprendizagens; parcerias com projetos de voluntariado; participação no programa Erasmus+; supervisão de estágios curriculares e profissionais; parcerias de investigação com instituições de ensino superior e FCT sobre autorregulação da aprendizagem e cyberbullying.
Formadora: concebi e/ou dinamizei diversas formações para Pessoal Docente, pessoal Não Docente e para Professores.

Biografia

A minha formação inicial é em psicologia clínica e da saúde, tendo exercido sempre esta área de especialidade em contexto privado. Posteriormente, especializei-me em psicologia da educação e orientação, por estar a exercer funções enquanto psicóloga educacional.

Na minha prática clínica e da saúde, sempre tive especial interesse pelo desenvolvimento de crianças e adolescentes, o que me levou a desenvolver competências como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa.

A minha prática como psicóloga educacional, pauta-se pela promoção do desenvolvimento integral dos alunos, apoiando-os no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar; pela promoção de atividades específicas de aconselhamento escolar e profissional; pelo desenvolvimento de programas de saúde e bem-estar; pela conceção e dinamização de ações de formação para agentes educativos; e pela investigação na área do aconselhamento vocacional e da psicologia da educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Percurso académicoe formativo

Licenciatura em Psicologia da Saúde;
Pós-Graduação em Psicoterapia Cognitivo Comportamental da Infância e Adolescência;
Mestrado em Psicologia da Educação e Orientação
Doutoranda em Psicologia da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa;
Certificado de Competências Pedagógicas;
Formadora de Professores;
Certificado de Formadores Mentor (Tutorias Autorregulatórias) da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e a DGE (Portugal);
Psicoterapeuta Comportamental, Cognitivo e Integrativa de Crianças e Jovens na APTCCI;
Curso de Formação Profissional de Formação Pedagógica Inicial de Formadores;
Curso de Formação de Mediadores Sociais para Intervenção em Contextos de Animação Noturna no âmbito da Prevenção Primária das Toxicodependências.

Artigos

Professores e alunos aprendentes autorregulados

A autorregulação da aprendizagem tem sido um constructo amplamente investigado pela psicologia educacional, o qual consiste na ação estratégica dos aprendentes em planear, executar, monitorizar e…